Ainda não subscreveu a newsletter de Skinceuticals?

Subscreva agora para receber novidades e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Fechar

Entrar ou registar

Ainda não está registado?

Registar>

  • Home >
  • O que caracteriza o melasma no rosto e qual o melhor tratamento

O que caracteriza o melasma no rosto e qual o melhor tratamento

    Descubra as principais características e causas do melasma no rosto, os seus sintomas e como pode tratar e prevenir o seu aparecimento. Não perca!

    O melasma na pele é principalmente caracterizado pelo aparecimento de manchas na pele. Mais formalmente conhecido como cloasma, as manchas escuras que aparecem na pele devido a esta condição dermatológica, afetam mais mulheres do que homens. Pode aparecer apenas numa ou outra zona do corpo, sendo mais comum o melasma no rosto, bochechas e nariz, assim como o pescoço ou antebraços, áreas mais expostas ao sol. Pessoas com histórico clínico familiar de melasma têm uma probabilidade mais elevada de o virem a ter. Também as pessoas com a pele mais escura são mais propícias a desenvolver esta patologia não contagiosa.

    Mas antes de passar às características patológicas do melasma, convém perceber o mecanismo responsável pela pigmentação natural da pele. A melanina é o composto responsável pela pigmentação da pele. É produzida através do processo de melanogénese que, no caso do melasma, é hiper estimulado o que leva a uma situação de hiperpigmentação. Esta perturbação na produção de melanina pode ser provocada por diversos fatores e ter diversos padrões de manifestação.

    Tipos de melasma no rosto

    São conhecidos três tipos de melasma: epidermal, dermal ou misto. Distinguem-se principalmente pelas camadas da pele (células da barreira cutânea) que o processo intensificado de melanogénese afeta.

    Causas de melasma no rosto

    Os principais fatores responsáveis pelo aparecimento de melasma no rosto ou manchas escuras são a exposição desprotegida e desmedida aos raios ultravioleta e alterações de níveis hormonais.

    Os raios de luz UV induzem a produção de espécies reativas de oxigénio por intermédio das células da pele, o que por sua vez desencadeia um aumento na produção de melanina, melanogénese.

    Por outro lado, o melasma está muito associado à gravidez, uma fase de grandes alterações hormonais. Outras fases ou situações em que as variações nos níveis de determinadas hormonas estão na origem do aparecimento de manchas escuras no rosto são a menopausa (incluindo o período antes e após), assim como a toma de contracetivos hormonais.

    Por fim, também o uso de alguns cosméticos pode desencadear um processo de irritação e conduzir ao aparecimento das manchas escuras na pele.

    Diagnóstico do melasma no rosto

    Uma vez que o melasma se pode apresentar sob variadas formas, tipos ou surgir em diferentes zonas, nem sempre o seu diagnóstico é o processo mais intuitivo. No entanto, um profissional especializado como o seu dermatologista saberá com certeza qual a melhor forma de fazer o diagnóstico. Poucas vezes, quando o diagnóstico por observação não é claro o suficiente, pode ser efetuada uma biópsia cutânea para descartar outras patologias com sintomas semelhantes.

    Tratamento das manchas escuras no rosto

    Por vezes, as manchas de melasma no rosto podem desaparecer gradualmente. Este desaparecimento deve-se à erradicação do fator causador do melasma. Uma vez que já abordámos os principais causadores de melasma, alguns cenários propícios à diminuição das manchas são a eliminação da exposição desprotegida aos raios solares, o fim da gravidez ou paragem da toma de contracetivos hormonais. No entanto, na maioria dos casos, em situações mais graves ou persistentes de melasma, pode ser necessário tratamento indicado. O seu dermatologista é a melhor pessoa para aconselhar sobre a terapia local adequada. Este tipo de terapia pode incluir diversos compostos como é o caso da tretinoína, hidroquinona ou corticosteróides. Existem ainda outros tratamentos que também podem ajudar, como é o caso de microdermoabrasão ou até mesmo peelings químicos.

    E, apesar dos tratamentos conseguirem melhorar as manchas escuras ou até mesmo tratar o melasma por completo, é um processo que leva o seu tempo. É necessário dedicação e, por vezes, um acompanhamento de manutenção aliado a métodos preventivos para uma terapia eficaz.

    Rotina de cuidado e prevenção de manchas no rosto

    Para prevenir ou tratar manchas no rosto, nada melhor do que começar em casa. Após uma limpeza cuidada da pele, aplique o Discoloration Defense Serum. Este produto é um corretor de manchas de uso diário, clinicamente comprovado para ajudar na melhoria da visibilidade da hiperpigmentação, assim como das manchas mais persistentes, marcas pós-acne e melasma na pele. A sua fórmula de última geração, com 1,8% de ácido tranexâmico, 5% de niacinamida e 5% de HEPES, melhora a visibilidade da hiperpigmentação e uniformiza o tom da pele em apenas 2 semanas. Este tratamento multifásico combina ingredientes que permitem atenuar as manchas mais persistentes da pele, melhorar a sua aparência, luminosidade e minimizar o reaparecimento de hiperpigmentação, com um uso continuado. Pode também ser usado como um complemento diário aos procedimentos profissionais para hiperpigmentação, como peelings químicos ou laser não abrasivo, mas sempre consultando o seu dermatologista.

    Corretor de manchas no rosto

    Outra opção para o tratamento das manchas escuras no rosto é o Advanced Pigment Corrector, que está clinicamente testado em todo os tipos de pele para ajudar a corrigir e prevenir a pigmentação. Este poderoso cuidado multi-camada é um método altamente eficaz e seguro para todo o rosto para ajudar a reduzir a pigmentação persistente e prevenir a sua recorrência. Para além da sua eficácia na aparência da hiperpigmentação e manchas da pele, o Advanced Pigment Corrector aumenta a uniformidade da tez e a luminosidade da pele, enquanto intensifica e ajuda a reforçar a resistência da pele contra uma nova pigmentação. Este produto sem parabenos e não comedogénico é um complemento ideal à sua rotina de skincare.

    Sérum para melasma no rosto

    Por fim, para combater os efeitos dos radicais livres induzidos pelos UVA e UVB e poluição temos o phloretin cf gel. Um revolucionário sérum, numa textura de gel, formulada sob os parâmetros antioxidantes de Duke para os séruns tópicos de vitamina C. Este sérum acelera o processo de renovação celular, diminui a tez baça e a hiperpigmentação, e é ideal para climas húmidos ou quentes. Basta aplicar de manhã após a limpeza e tonificação da pele, 4-5 doseamentos no rosto, pescoço e peito.

    Depois há que proteger os resultados utilizando sempre protetor solar adequado ao seu tipo de pele.

    Skin Ceuticals

    Your browser isn't supported

    You can download a new browser :

    Firefoxgoogle chromeoperainternet explorer