Ainda não subscreveu a newsletter de Skinceuticals?

Subscreva agora para receber novidades e conteúdos exclusivos em primeira mão.

Fechar

Entrar ou registar

Ainda não está registado?

Registar>

  • Home >
  • Antioxidantes no cuidado de rosto – Porquê usá-los?

Antioxidantes no cuidado de rosto – Porquê usá-los?

    Saiba mais sobre o uso dos antioxidantes no cuidado de rosto.

    Antioxidantes no Cuidado de Rosto


    Já todas ouvimos falar em antioxidantes e radicais livres, mas muitas pessoas não sabem o que são uns e outros. Hoje chegou o dia de eu explicar tudo sobre a importância de usarmos antioxidantes na nossa rotina de rosto, quais são, que antioxidantes existem, porque é que nem todos os antioxidantes são iguais e porque é que eu não dispenso a utilização de um cuidado antioxidante há vários anos! Um dos ingredientes mais usado e mais conhecido em produtos cosméticos antioxidantes é a vitamina C, mas há muito a explicar sobre este ingrediente. Para além da vitamina C, é possível encontrarmos produtos cosméticos antioxidantes com vitamina E (alfa tocoferol), resveratrol, floretina e ácido ferúlico. Queres saber TUDO sobre este tema?

    Radicais livres e antioxidantes – afinal o que são?

    Quando nos expomos a danos oxidativos, como poluição, radiação UV, podem ser gerados radicais livres. O que são radicais livres? Um radical livre é um átomo ou molécula que possui um número ímpar de eletrões, tornando-o instável e fazendo com que esteja sempre a tentar capturar ou ceder eletrões a células que estão à sua volta. Em condições normais é importante explicar que os radicais livres são essenciais para o funcionamento do organismo, mas quando em excesso, passam a atacar células sãs, como lípidos, proteínas, DNA, causando envelhecimento precoce. Para regular a ação dos radicais livres no organismo, existem os sistemas de defesa antioxidante. O consumo de alimentos ricos em antioxidantes é uma estratégia para combater o envelhecimento precoce causado pelo excesso de radicais livres, tal como o exercício físico. O corpo humano usa muitos mecanismos antioxidantes internos para se defender dos danos oxidativos, da exposição excessiva aos agressores ambientais, bem como do envelhecimento natural. Alguns antioxidantes estão disponíveis por ingestão oral, mas muitos indivíduos não atingem nem mesmo as necessidades diárias mínimas por meio de dieta ou suplementos. Além disso, os mecanismos de controle do corpo regulam rigidamente os níveis de vitaminas ingeridas que realmente chegam à pele. Estudos recentes mostram que a aplicação tópica de combinações antioxidantes de vitamina C otimizadas pode fornecer proteção ambiental adicional de até oito vezes, redução de 96 por cento das células danificadas pelo sol e prevenir danos na pele irradiada por radiação UV.

    Agressões ambientais e envelhecimento da pele

    O envelhecimento atmosférico da pele é um termo coletivo para os sinais de envelhecimento visíveis da pele causados ​​pela exposição a agressores atmosféricos ou ambientais, como UVA / UVB, radiação infravermelha, luz visível e poluição. Os agressores ambientais contribuem para a geração de radicais livres, que comprovadamente causam danos à pele e contribuem para o envelhecimento da pele. Os radicais livres atacam macromoléculas importantes, levando a danos celulares e rutura homeostática. Se os radicais livres sobrecarregam a capacidade do corpo de regulá-los, ocorre uma condição conhecida como stress oxidativo. O stress oxidativo induzido pelo ambiente é uma fonte de danos à pele. Ele destrói proteínas cutâneas, como colagénio e elastina, e lípidos essenciais, causa inflamação na pele e cria mutações no DNA. Esse efeito combinado leva a sinais acelerados de envelhecimento da pele, como o aparecimento de linhas finas e rugas, perda de brilho, elasticidade e densidade e hiperpigmentação.

    Antioxidantes na alimentação

    Uma alimentação saudável que pode beneficiar a pele será idealmente uma que possa reduzir os danos dos radicais livres na pele e que visa reduzir a inflamação. Assim, é muito comum pensarmos em frutas e legumes, por terem antioxidantes que neutralizam estes danos. Boas fontes antioxidantes na alimentação são as vitaminas C e E, o betacaroteno, o licopeno e a luteína. Assim, privilegiar os citrinos, o tomate, a batata doce, os legumes de folha verde escura, os frutos vermelhos, os espinafres e o abacate pode oferecer alguma proteção contra danos gerados pelos radicais livres. Podemos ainda observar um alto teor de vitamina E por exemplo nas sementes de girassol e nas nozes. O chá verde contém compostos conhecidos como polifenóis, que podem ajudar a proteger a pele, quando consumidos regularmente. Todos estes alimentos fazem parte da minha alimentação!

    Antioxidantes – a Vitamina C, absorção e eficácia e a Patente Antioxidante Duke

    Muitas já ouvimos falar sobre a vitamina C e também sobre a dificuldade que é encontrar um produto cosmético com vitamina C eficaz, dada a dificuldade em estabilizar esta vitamina. A história das pesquisas pioneiras sobre esta vitamina começaram pelo cientista fundador da Skinceuticals, o Dr. Sheldon Pinnel. Durante vários anos, estas pesquisas foram feitas no sentido de desenvolver a ciência dos antioxidantes e dos cuidados cosmecêuticos da pele. Com base na pesquisa deste cientista, a Skinceuticals foi a primeira a descobrir os parâmetros exatos da formulação necessários para a absorção ideal da vitamina C e para a sua eficácia na pele.
    A absorção ideal e a eficácia de um produto com vitamina C depende de três fatores, conhecidos como a Patente Antioxidante Duke.

    • O uso de vitamina C pura (ácido L-ascórbico)
    • Formulada em pH ácido (abaixo de 3,5)
    • Em concentração entre 10% e 20%

    Benefícios da vitamina C na pele sob a forma de Ácido L-Ascórbico

    Ao fornecer níveis farmacológicos de ácido L-ascórbico que podem ser aplicados diretamente na pele, o objetivo é interferir com os danos oxidativos ambientais, incluindo luz solar, fumo e poluição. O ácido L-ascórbico fornece os seguintes benefícios principais para a pele:

    • Protege contra danos UVB e UVA
    • Regenera a vitamina E e outros antioxidantes
    • Estimula a síntese de colagénio
    • Previne a imunossupressão provocada pelos UV
    • É anti-inflamatório
    • Fornece uma ação visível sobre a luminosidade, manchas e uniformidade da pele

    Derivados da Vitamina C nos produtos cosméticos

    O Ácido L-Ascórbico é uma molécula instável. Para superar o problema da instabilidade, muitas marcas usam derivados da Vitamina C para fornecer formulações cosméticas estáveis. Novas evidências científicas mostram que os derivados não aumentam os níveis de Vitamina C na pele. Eles podem penetrar na pele, mas não são convertidos. A chave é obter uma concentração alta o suficiente de Ácido L-Ascórbico na pele para que possa ter efeito e ainda preservar a sua estabilidade.

    Outros antioxidantes – a Vitamina E (Alfa Tocoferol)

    A Vitamina E (alfa tocoferol) é o mais importante lípido e antioxidante lipossolúvel no organismo. Possui funções antioxidantes significativas, especialmente nas membranas celulares e lipoproteínas. Como antioxidante, protege outras vitaminas lipossolúveis dos danos oxidativos. Isto é necessário para a reparação dos tecidos. A forma predominante de vitamina E nos tecidos é o alfa tocoferol; compreende cerca de 90% dos tocoferóis em tecidos animais. Os derivados da vitamina E não têm os efeitos antioxidantes da Vitamina E pura ou alfa tocoferol, porque não são antioxidantes. Isso não quer dizer que os derivados da vitamina E não sejam úteis em formulações de cuidados da pele. Os derivados da vitamina E são excelentes emolientes.

    Outros antioxidantes – o Ácido Ferúlico

    O Ácido Ferúlico é encontrado nas sementes e folhas da maioria das plantas, especialmente nos farelos de gramíneas como trigo, arroz e aveia. Tem um potente potencial antioxidante. O Ácido Ferúlico é um composto seguro, estando presente em muitos alimentos comuns. O ácido ferúlico protege dos efeitos do envelhecimento da luz ultravioleta, neutraliza os radicais livres, atua como um protetor solar absorvendo UV e tem propriedades anti-inflamatórias.

    Outros antioxidantes – Phloretin (Floretina)

    Estudos identificaram a Floretina, um antioxidante vegetal encontrado na polpa e na casca de maçãs, como um antioxidante útil que é capaz de penetrar na pele e interagir com outros antioxidantes para fornecer fotoproteção eficaz. A floretina tem fortes efeitos antioxidantes quando testada contra radicais livres. A floretina inibe a atividade da tirosinase, previne o fotoenvelhecimento inibindo a degradação do colagénio e aumenta a penetração de outros antioxidantes na pele.

    Outros antioxidantes – Resveratrol

    O Resveratrol, a “molécula da longevidade”, é um potente antioxidante polifenol, famoso pela sua capacidade de impulsionar o sistema de defesa antioxidante endógeno. O resveratrol aumenta a produção de antioxidantes enzimáticos endógenos para aumentar a capacidade antioxidante intracelular a fim de combater os agressores externos.

    Proteção adicional fornecida pela combinação Vitamina C + Vitamina E + Ácido Ferúlico

    Estes compostos são conhecidos por terem efeitos sinérgicos. Quando presentes numa fórmula tópica juntos, eles fornecem uma proteção ambiental superior do que cada um desses antioxidantes isoladamente.

    SkinCeuticals, a Autoridade Antioxidante – como escolher o Antioxidante certo?

    Os antioxidantes com Vitamina C da Skinceuticals são formulados de acordo com a Patente de Duke para uma maior absorção e eficácia. Com + de 30 anos de investigação, + de 40 estudos clínicos em todo o mundo, + de 25 publicações dermatológicas internacionais e + de 7 patentes, a Skinceuticals apresenta 3 cuidados de rosto antioxidantes e 1 cuidado específico antioxidante para a zona ocular com Vitamina C pura. Paralelamente ainda apresenta um cuidado antioxidante com Resveratrol. Em que situações e tipos de pele devem ser usados?

    C E Ferulic – o antioxidante para pele normal a seca com linhas, rugas e perda de firmeza

    C E Ferulic, cuidado de culto da Skinceuticals, com 15% de vitamina C pura + 1% de vitamina E + 0,5% de ácido ferúlico multiplica por 8 as defesas antioxidantes naturais da pele.

    • Indicações: Pele normal a seca, linhas finas, rugas e perda de firmeza
    • Como usar: 4-5 gotas no rosto e pescoço, após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã
    Mostro de seguida as diferenças notórias (menos linhas, mais luminosidade, tez uniformizada) na pele com 16 semana de utilização do C E Ferulic:

    Sérum 10 – o antioxidante para todos os tipos de pele, mesmo a oleosa e/ou sensível

    Sérum 10, primeiro antioxidante da marca Skinceuticals, contém 10% de vitamina C pura + 0,2% de ácido ferúlico.

    • Indicações: Todos os tipos de pele, incluindo a pele oleosa, pele sensível e menos tolerante, linhas finas e rugas
    • Como usar: 4-5 gotas no rosto e pescoço, após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã

    Phloretin C F – o antioxidante para pele com hiperpigmentação

    O Phloretin C F é um cuidado sinérgico com 3 ingredientes antioxidantes: 10% de vitamina C pura + 2% de phloretin + 0,5% de ácido ferúlico. Este produto existe em 2 texturas: SérumGel, sendo a formulação em gel isenta de óleos. O phloretin (floretina) é um antioxidante extraído da maçã que inibe a produção de melanina e potencia a luminosidade de pele.

    • Indicações: Pele normal (sérum) ou oleosa (gel), manchas de hiperpigmentação, linhas finas
    • Como usar: 4-5 gotas do sérum ou 4-5 pumps do gel, no rosto e pescoço após a limpeza, como primeiro cuidado do rosto na rotina da manhã
    De seguida mostro a eficácia do Phloretin C F antes e após a utilização durante 18 semanas:

    Aox Eye Gel – o antioxidante para a zona ocular

    Este é um cuidado de que estou absolutamente fã desde que conheci! Já estou a usar há vários meses a mesma embalagem (parece pequena mas dura imenso tempo). Tem uma combinação tripla antioxidante para combater o fotoenvelhecimento e os sinais de fadiga no contorno ocular. Contém 5% de vitamina C pura + 1% phloretin + 0,5% de ácido ferúlico + cafeína + Ruscus aculeatus (com efeito drenante).

    • Indicações: Para todos os tipos de pele
    • Como usar: apenas 1 dose, e apenas na pálpebra inferior, na zona óssea e da olheira, de manhã. Por cima colocar o hidratante da zona ocular habitual
    • Benefícios: Confere proteção antioxidante na região ocular, previne e corrige sinais do envelhecimento, atenua o aparecimento de inchaço, papos e olheiras no contorno ocular

    Resveratrol B E – o antioxidante para usar à noite

    Resveratrol B E é cuidado antioxidante exclusivo para utilização noturna, contém 1% de resveratrol (é a maior concentração de resveratrol presente no mercado da cosmética) + 1% de vitamina E + 0,5% baicalina

    • Indicações: Pele normal a seca, sinais de envelhecimento
    • Como usar: introduzir gradualmente como primeiro cuidado da rotina da noite, sendo que ½ pump é suficiente para todo o rosto e pescoço. Pode ser usado em noites alternadas para quem faz ácido glicólico ou retinoides nas outras noites

    Skin Ceuticals

    Your browser isn't supported

    You can download a new browser :

    Firefoxgoogle chromeoperainternet explorer